sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Altaneira: Jovens são expulsos da Banda de Música Municipal por serem contrários a gestão municipal

Imagem capturada da live feita por João Alves.
Em meados de março do ano em curso o Prefeito de Altaneira-CE, Dariomar Rodrigues, decidiu interromper as atividades da Banda de Música Municipal Padre David Moreira, alegando que seria necessária uma reformulação na mesma.


De imediato surgiu boatos de que o verdadeiro motivo da paralização era o interesse pessoal do Prefeito em retirar dois jovens que não concordam com a maneira pela qual Altaneira vem sendo administrada. O Prefeito realizou reunião com os componentes da Banda e anunciou o fim das atividades da mesma, prometendo encaminhar um novo projeto para Câmara, melhorando o valor da bolsa, critérios de escolha e a criação de componentes mediadores escolares.

Após quase seis meses de cobrança por parte dos componentes da Banda e dos Vereadores de oposição, o Projeto foi encaminhado e em agosto desse ano foi aprovado pela Câmara.

Para confirmação dos boatos de que os jovens Talles Almeida e Bianca Carvalho seriam o real motivo da paralização, dias antes da aprovação do Projeto, o Secretário de Cultura Luiz Pedro, que foi representante da coligação opositora ao Prefeito, convidou os componentes da Banda para uma reunião, com exceção de Talles e Bianca.

Criaram um grupo no aplicativo WhatsApp e também não adicionaram os dois jovens. Iniciaram os ensaios dia 31/08 e fizeram a primeira apresentação de retorno no dia 01/09 na abertura do Campeonato Intermunicipal de futebol de Campo.

Após muitas críticas e insistências, o Vereador Professor Adeilton foi convidado para uma reunião com o Secretário de Cultura, o Maestro e os dois jovens. Nem o Secretário e muito menos o Maestro Alan conseguiram explicar os motivos ou critérios da expulsão dos dois componentes. Não existe nenhum critério de escolha e muito menos de expulsão na lei recém aprovada.

Em meio as tentativas de esclarecimentos, ficou claro que se trata de perseguição política partidária, por questões pessoais tanto do Prefeito como do Secretário de Cultura. Ficou nítido que Talles está impedido de participar da Banda por criticar a gestão e Bianca por ter criticado o Prefeito e o Secretário no Festival Junino.

O Secretário sem conseguir resolver o imbróglio que tem ajudado a criar, solicitou um tempo para nos dar uma resposta. Prometeu que até quarta-feira, 04/09, nos procuraria, mais uma vez não cumpriu. Enviamos mensagens e não fomos respondidos. Nos ligou ontem, 05/09, informando que nos procurará para tratarmos do assunto pessoalmente. Até o momento, mais uma vez não cumpriu.

Hoje, 06/09, os dois jovens foram na Rádio Altaneira FM lamentar a maneira como estão sendo tratados pela gestão. Jovens que estavam na Banda de Música há mais de 6 anos, foram retirados pelo simples fato de expor seu pensamento, sua crítica sobre temas relacionados a gestão municipal.

Como é gratificante acompanhar dois jovens altaneirenses lutando por seus direitos sem medo e com determinação. Enquanto nos entristece com tantas lutas já travadas e combatidas, assistir em nosso município a perseguição e o desrespeito com os que pensam diferentes. Retirar dois jovens de uma banda de música pelo simples fato de serem opositores ou por não concordarem com a gestão atual é algo absurdo e envergonhador. Mais doido é ver pessoas que, até ontem, foram perseguidos, que nos ajudavam a combater a perseguição, pregando igualdade, respeito às diferenças e hoje, tolera e até apoia tais aberrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu pensamento ou comentário.