quarta-feira, 12 de junho de 2019

Vereadores aprovam Moção contrária a aprovação da Reforma da Previdência e critica posição do Secretário Deza Soares

Na sessão ordinária de hoje, 12/06, os Vereadores da Câmara de Altaneira-CE aprovaram Moção contrária a aprovação da Proposta de Reforma da Previdência e criticaram as posições adotadas pelo ex-Vereador e atual Secretário de Governo Deza Soares.


O Jurista Raimundo Soares Filho havia solicitado espaço para uso da Tribuna em virtude da necessidade de esclarecer aos Pares e a comunidade as acusações proferidas pelo Secretário de Governo, Deza Soares, na Tribuna desta Casa do Povo em Sessão do dia 05/06. Informou que em virtude do não envio da documentação pelo Secretário de Governo, Deza Soares, justificou sua ausência na Sessão, em face da necessidade de ter conhecimento dos nomes das pessoas que estavam em suposto desvio de função e para onde os recursos foram desviados.
O Presidente da Câmara acatou as argumentações do jurista, informando que trata-se de denúncia grave, tendo em vista ser coerente a necessidade dessa documentação para sua defesa e que não justifica essa demora na entrega por parte do Secretário de Governo, pois em rede social anunciou que tinha essa documentação pronta e que poderia entregar a qualquer momento.
O Vereador Antônio Leite, durante o tema livre, citou que o Secretário Deza Soares veio a Câmara na Sessão passada para se utilizar do passado para maquiar a situação do mesmo. Pois Deza era considerado o maior fiscalizador quando Vereador e hoje esqueceu o que é nepotismo, desvio de função e até maquia as falhas cometidas pelo governo que defende como “mal necessário”. Informou que o atual Secretário comete falhas graves, inclusive como acúmulo de função indevida. Que ele sabe do que estar falando e espera que a vinda do jurista Deurisberto isso seja esclarecido melhor, existindo o fato, irá levar ao conhecimento do Ministério Público.

O Vereador Flávio Correia afirmou que a vinda do Secretário de Governo Deza Soares a Câmara vai acontecer mais vezes, pois o mesmo deverá explicar muitas coisas que ainda não foram esclarecidas, como o gasto de combustível e disponibilidade de servidor do Município na aração de terras. O Vereador lamentou a falta de agradecimento e de reconhecimento do Secretário de Governo, que já foi eleitor, cabo eleitoral e hoje ele esquece alegando que somos traidores. Alegou que foram obrigados a abandonar a corrupção, que essa ainda persiste, que contaminou a Câmara, pois esta Casa se ajoelhou diante das provas de corrupção. Que esse povo tem uma memória muito curta, sofrem de amnésia, esquecem o que fazem por eles. Citou que Deza esqueceu do empenho que foram necessários para fazer ele Presidente da Câmara, dos acordos para conquistar votos dos Parlamentares que não queriam votar nele, mas que colocaram ele como Vice-presidente porque sabiam que Raimundinho assumiria como Prefito

O Vereador Antônio Leite em aparte ao Vereador Flávio Correia, informou que existe muitas corrupções ocorrendo no executivo local. Aproveitou para avisar que na última sessão deste semestre irá deixar pronto a abertura de uma CPI para investigar tais práticas de infrações administrativas.

A vereadora Zuleide Ferreira citou que o ex-Vereador e Secretário Deza é quem tem propriedade para discutir e falar com os Vereadores em função de ter pertencido ao mesmo grupo político e dizer que quando ele diz “mal necessário” não está se defendendo de acusações de corrupção de ninguém, ele se relacionou somente como criticou o vereador Flavio da empresa laranja que foi criada e ele religou as duas situações que a vereador tinha dito na época que aquela situação era um mal necessário. 

O Presidente da Câmara, Vereador Professor Adeilton, comentou que as declarações feitas pelo Secretário Deza na última Sessão são muito graves. O Vereador falou que o semblante do ex-Vereador já fala por si só. que pelo histórico de luta, de denunciador, de combatente da corrupção e das infrações administrativos, quando ele era Vereador, a posição que ocupa hoje, sendo obrigado a desqualificar o discurso dos Parlamentares que estão realizando denúncias graves de corrupção, Deza está desconstruindo um passado positivo, está enterrando sua história. Afirmou o Vereador. 

O Vereador falou que se no passado cometeram coisas erradas e hoje buscam consertar e avançam nas posições é diferente de quem antes era símbolo de moralidade e hoje passou a ser conivente com as irregularidades. Afirmou que ouvir a justificativa de que os erros e desrespeitos as leis são “maus necessários”, é extremamente lamentável. Que as posições que ele vem se obrigando a tomar tem desconstruído todos um passado. Pois o mal deve ser combatido e não ser encarado como necessário.

Está agendado para a próxima Sessão, 19/06, o uso da Tribuna do Jurista Deurisberto para esclarecer aos Pares e a comunidade as acusações proferidas pelo Secretário de Governo, Deza Soares, na Tribuna desta Casa do Povo em Sessão do dia 05/06. 

Foi aprovada por unanimidade uma moção manifestando a posição da Câmara Municipal contrária a aprovação da PEC 06/2019, conhecida como a Proposta da Reforma Previdenciária em tramitação no Congresso Nacional, nos seguintes quesitos: a) que sejam mantidos os atuais direitos assegurados aos TRABALHADORES RURAIS e congêneres e os dos PROFESSORES; b) sejam mantidas as atuais regras para a concessão de Benefícios de Prestação Continuada – BPC.

A moção será encaminhada aos Deputados Federais JOSÉ GUIMARÃES, IDILVAN ALENCAR, GENECIAS NORONHA E CAPITÃO VAGNER. E aos Senadores: TASSO JEREISSATI; CID GOMES E EDUARDO GIRÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu pensamento ou comentário.