sexta-feira, 4 de maio de 2018

Prefeito de Altaneira anuncia que cortará transporte gratuito dos universitários

Prefeito Dariomar Rodrigues quando anunciava o interesse em ser prefeito. Foto: Blog de Altaneira.

Recebemos na tarde de ontem e na manhã de hoje, 04/05, mensagens e ligações de universitários preocupados com a situação dos transportes dos mesmos as universidades da região metropolitana do cariri.


O transporte gratuito é ofertado pelo Município que colocou à disposição da Associação dos Universitários de Altaneira –AUNA um ônibus pela manhã e outro à noite, atendendo o que está disposto artigo 189 da nossa Lei Orgânica.

De acordo com os relatos dos estudantes universitários o prefeito anunciou que irá cancelar o convênio firmado entre o Município e a Associação. Ou seja, irá retirar os ônibus que foram colocados à disposição da AUNA.

Uma universitária nos revelou que esses dias pegou carona com o prefeito de Nova Olinda a Altaneira e o mesmo relatou irá realizar uma reunião com todos universitários para anunciar essa posição. A mesma solicitou que o prefeito, após o anúncio, desse um prazo para que os associados corram atrás de soluções para essa questão.

Desde que fora celebrado esse convênio, defendemos que seria mais viável a municipalidade a transferência de um valor para as despesas dos universitários com transporte. Por diversas vezes relatamos que as despesas com combustível, motorista e manutenção dos veículos saem muito mais caro do que a contratação de veículos de alugueis.

Diante de tal situação, nos deixa evidente o interesse do gestor em desrespeitar mais uma lei e dessa vez a nossa lei maior (Lei Orgânica). Acredito que nessa reunião o mesmo deverá propor uma ajuda de custo mensal num percentual em cima das despesas comprovadas pelos universitários com transporte.

Pensando nisso, já solicitamos que s mesmos realizassem um levantamento de quantos veículos de alugueis serão necessários para transporta nossos universitários e os respectivos valores.

Quando em 2011, através de emenda do Vereador Devaldo Nogueria à lei orgânica, garantimos esse direito de transporte gratuito para todos universitários de nossa cidade. A informação do cancelamento tem agitado e vem deixando os mesmos preocupados, alguns já pensam em trancar os cursos e esperarem por melhorias financeiras.

Segundo alguns universitários, por meio de sondagem junto aos proprietários de veículos de alugueis, o valor mínimo que encontram é de R$ 3.600,00 para levar até 18 passageiros. Ou seja, daria um valor de R$ 200,00 mensais para cada um. O que se tornaria inviável para muitos universitários que não possuem fonte de renda e sua família vivem a base do bolsa família.

Esperamos que essa situação seja contornada da melhor forma possível e que o futuro do nosso município não seja ainda mais prejudicado, pois o dinheiro investido em nossos jovens universitários é a garantia de que teremos um futuro melhor, mais digno e mais igualitário.