sexta-feira, 18 de março de 2016

Universitários de Altaneira não terão mais transporte GRATUÍTO

O Secretário de Educação de Altaneira – CE, Dhony Nergino, e o Prefeito Municipal, Delvamberto Soares – PDT, encaminharam projeto de lei sobre a concessão de subvenção à Associação Universitária de Altaneira – AUNA.


O Projeto solicita autorização para que o município conceda subvenção financeira a AUNA no valor de R$ 7.500,00, para custeio com as despesas de transporte de estudantes universitários. O repasse será realizado mediante termo de convênio a ser ajustado entre o Município de Altaneira e a AUNA.

Todo início de ano letivo, os universitários peregrinam em busca de ajuda para manter o transporte para as respectivas Instituições de Ensino Superior. Anos após anos, se acompanhava um tom de ameaça a respeito do corte do transporte gratuito para os universitários.

Com o envio do projeto fica claro que não haverá mais o transporte gratuito e que deve ter acontecido um entendimento junto a AUNA. As informações que nos repassaram é de que o município irá contribuir com 50% das despesas e os estudantes com o restante.

Tal medida contraria o Art. 189 da Lei Orgânica do Município:

Art. 189. Fica o município obrigado a assegurar ou custear transporte gratuito aos estudantes regularmente matriculados em instituições de nível superior localizadas na Região metropolitana do Cariri.

Porém, se existe um acordo, ou melhor, uma aceitação da categoria de pagarem o restante. O que dará em torno de R$ 150,00, nós Parlamentares não poderemos ir além e, muito menos se unir a luta dos Universitários, pois até parece que os mesmos não irão à luta.

Assim, como o Bolsa Universitário, que foi efetivado por poucos meses e ainda deixou alguns Universitários com dívidas pendentes junto ao Banco do Brasil, por abertura de conta de sua não utilização, tendo que contribuir com as tarifas. Essa era mais uma proposta de campanha e compromisso firmado do Prefeito Delvamberto com nossa população. Inclusive, alguns dos Parlamentares da base do Prefeito usava o transporte gratuito para os universitários como uma das grandes conquistas de nossa gente. Agora iremos acompanhar se os mesmos terão coragem de se posicionar em contrário a essa medida e criticar seu chefe.

É por essas e outras que qualificamos essa administração como a “gestão da mentira e da maquiagem”, promessas não passam de promessas, são todas para iludir ou enganar as pessoas.


Me solidarizo com os Universitários e com as demais pessoas prejudicadas. Percebo que tem universitário que pode pagar mais do que os valores estimados, por outro lado, existem outros que não possuem condições de pagar o lanche e as apostilas necessárias, imaginem o valor do transporte. Outro sim, fico por demais preocupado com as entidades de classe e demais envolvidos pela aceitação e conivência com as decisões errôneas que prejudicam nossa gente. Até podem ser contrários, mas aceitam facilmente.