quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Educação de Altaneira não recebeu prêmio “Escola Nota 10” 2014?

Mercadante - PT, entregaram na manhã de ontem (28/10), no Centro de Eventos em Fortaleza, o Prêmio Escola Nota Dez. A premiação destacou o mérito de 274 escolas públicas que obtiveram os melhores resultados do 2º e 5º ano do ensino fundamental, segundo os dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE) 2014. 


Entre as escolas premiadas neste ano, foram destacados os três primeiros lugares com melhor desempenho na alfabetização (Português e Matemática). Do 2º ano, são elas: a Escola Estadual Jorge Hildo Furtado Leite, de Novo Oriente, em terceiro lugar; Escola Estadual José Mariano de Melo, de Ipueiras, em segundo lugar; e a Escola Estadual Zacarias Cordeiro de Paulo, de Reriutaba, em primeiro lugar. Já entre as do 5º ano, foram premiadas: a Escola Maria Laura Soares Frota, de Massapê, em terceiro lugar; Escola Francisco Pedro Barbosa, de Pedra Branca, em segundo lugar; Escola Deputado Manuel Rodrigues, Reriutaba, em primeiro lugar.

Referência em educação, a vice-governadora, ex-secretária de Educação e criadora do PAIC, Izolda Cela ficou também emocionada por ver a calorosa receptividade e, principalmente, pelos positivos resultados. "Eu fico emocionada com toda essa festa. Estamos comemorando os resultados e, principalmente, a aprendizagem da criança e o sucesso da escola. O Brasil nos desafia para termos um país cada vez melhor. Para que nos façamos bem à parte que cabe aos gestores públicos, precisamos fazer uma plantação de ações estruturais e eficientes para termos uma boa colheita de resultados. Fico feliz em saber que cada professor, coordenador, diretor tem feito um trabalho em conjunto para melhorar a educação do seu município. Esta festa só reforça que estamos seguindo rumo ao caminho correto", salientou Izolda.

Pelas redes sociais acompanhamos os Prefeitos, Diretores e Professores das Escolas dos municípios vizinhos (Nova Olinda , Assaré, Santana do Cariri e Farias Brito) comemorando a conquista do prêmio Escola Nota 10 referente ao ano de 2014. Recebemos informações que o município de Altaneira CE não teve nenhuma Escola que apresentasse índices na avaliação do SPAECE do ano passado para alcançar tal premiação.

Ano passado, o Secretário de Educação Deza Soares, tio do Prefeito, organizou uma comitiva para ir à capital Fortaleza para receberem e festejar a conquista do prêmio Escola Nota 10. Nas redes sociais, Professores, Diretora da Escola, Secretário de Educação e o Prefeito divulgaram várias fotos do evento e de pontos turísticos da Capital cearense.

Pelos discursos do agora ex-secretário de educação, Deza Soares, em sempre tentar enaltecer seu compromisso e sua atuação a frente da pasta, esperávamos que esse ano, tivéssemos mais uma vez, uma Escola Nota 10, salientando que essa premiação é referente ao ano de 2014 em que o mesmo estava a frente da pasta.  O que não ocorreu. Assim como o ex-secretário sempre fez questão de angariar todos os méritos pela conquista do ano passado, sem querer aceitar que Educação é um processo e não um momento, esperamos que esse ano o mesmo venha a público e nos faça mudar a compreensão sobre o que aconteceu com a Educação Nota 10.

 Esse resultado do ano passado nos leva a refletir sobre diversas questões. Uma delas é a forma como o secretário de educação desvalorizou a categoria de professores de nosso município, sendo o primeiro secretário na história que não concedeu reajuste algum aos servidores, mesmo tendo recebido os repasses dos reajustes anuais realizados pelo governo federal. Outro ponto importante são os problemas com infra-estrutura e escassez de materiais de apoio pedagógico que as escolas altaneirenses têm que trabalhar diariamente com essa realidade.

Diante disso tudo, cabe-nos parabenizar os nossos professores que com muito empenho e dedicação tenta a todo custo levar conhecimento e aprendizagem aos nossos conterrâneos. Lutando diariamente, vencendo diversos obstáculos, às vezes até fazendo vista grossa para essa desvalorização salarial e de melhores condições de trabalho. Fazendo de tudo para termos um lugar melhor para se viver.

Circulam informações de que o Prefeito realizou reunião nessa segunda-feira 26 com os coordenadores e diretores das escolas municipais, se mostrando nada satisfeito com o resultado. Acredito que o gestor esqueceu de chamar para essa reunião o ex-secretário para que ele se explicasse também junto aos seus ex-comandados.

Mais na vida pública é assim: quando as coisas vão bem, os gestores querem os holofotes e se auto-intitulam como desbravadores e responsáveis por tal conquista. Já quando o “negócio”  desanda, parte a busca de procurar os culpados, mas ele nunca aceita ser um dos maiores culpados.

Com informações Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado.