sexta-feira, 8 de maio de 2015

POPULAÇÃO ALTANEIRENSE SE REVOLTA COM PROBLEMAS SOBRE A ILUMINÇÃO PÚBLICA

Rua Dep. Furtado Leite. As luzes que conseguimos ver é da Igreja Matriz.
 Alguns cidadãos altaneirenses utilizaram a rede social Facebook para expor sua revolta e indignação sobre os problemas enfrentados pela iluminação pública em nossa cidade – Altaneira - CE.

Desde agosto de 2013 que os Vereadores da Situação aprovaram a CIP – Contribuição de Iluminação Pública. Com essa medida, de iniciativa do Prefeito, a comunidade passou a pagar mensalmente um percentual de acordo com sua faixa de consumo.

Rua Dep. Furtado Leite. Em direção ao centro, Calçadão.
A Agência Nacional de Energia Elétrica deu um prazo até dezembro de 2014 para transferir para os municípios toda responsabilidade pela iluminação pública. Dessa forma, o município de Altaneira, assim como os demais no Brasil, é responsável pela iluminação pública. Não cabendo mais ao cidadão reclamar ou culpar a COELCE pela forma precária que se encontra a iluminação em nossa cidade.

O Secretário de Administração e Finanças de Altaneira – CE, também publicou relato informando que mesmo sendo conhecedores que município deve assumir responsabilidade, a COELCE não transferiu ainda os ativos da iluminação pública para o município. E que todo recurso arrecadado se encontra bloqueado por determinação do Prefeito Delvamberto. Segundo o Secretário esse recurso será utilizado, exclusivamente, para melhoria da iluminação da iluminação pública. Porem, somente quando a COELCE repassar os ativos ao município.

Várias pessoas questionaram a postura adotada pela administração. Alguns cobrando informações sobre onde foi parar o recurso pago pela população. Outros classificaram como vergonhosa essa situação.  

Já o Ex Presidente da Câmara Municipal, Raimundo Nonato, foi além. Após publicar um texto com o título: “ALTANEIRA EM TREVAS”, classificando a administração local como desastrosa e incompetente e chamando o Prefeito de desqualificado.
“ALTANEIRA EM TREVAS. Que Altaneira caminha em trevas nos últimos 4 anos devido a administração desastrosa de pessoas incompetentes e de um prefeito desqualificado para o cargo é de conhecimento da grande maioria da população, com exceção dos puxa-sacos, acredito que muitos concordam com essa realidade, que se reflete ainda mais quando chega a noite na cidade. Vejam as imagens de como a cidade se encontra as escuras, semelhante as atitudes do prefeito em sua governabilidade. Ações fraudulentas, Invasões de propriedades privadas, Constituição de laranjas é a marca dessa administração. Enquanto isso a cidade nem iluminação têm, mesmo a população pagando por ela. Cadê o dinheiro do povo para pagar a iluminação publica? Isso é só um trecho da cidade, está assim em muitos outros lugares de Altaneira. Publicou Raimuindo Nonato.

Ele ainda foi mais longe, afirmou que no escuro tudo fica mais fácil de esconder a roubalheira. Chamou  o Prefeito de mentiroso e apropriador de bens alheios.
“No escuro fica mais fácil se esconder e também esconder tanta roubalheira. Contra fatos não há argumentos. SEM PAGAMENTO, SEM LÂMPADAS NOS POSTES, SEM ILUMINAÇÃO e sem VERGONHA NA CARA DESSE PREFEITO MENTIROSO E APROPRIADOR DE RECURSOS ALHEIOS. Cadê o dinheiro da COELCE e das INVASÕES DAS TERRAS?” (Raimundo Nonato)

Lamentamos tudo isso. Votamos contra a implantação da CIP em Altaneira por entender que não seriamos respeitados como sempre acontece.  É muito revoltante, mensalmente, pagarmos uma tarifa e não temos nenhum retorno/benefício. O Gestor deixa os recursos bloqueados e prometendo que um dia será investido na iluminação, enquanto ficamos no escuro a espera e vivendo em grande escuridão. Se a COELCE ainda não repassou os ativos, como alega o executivo, isso é um problema administrativo e nós não podemos ser penalizados e muito menos ter nosso direito negado. Sem pagarmos já existia o direito, imaginem pagando como estamos.