sábado, 17 de janeiro de 2015

PREFEITO ANUNCIARÁ REAJUSTE SALARIAL PARA OS SERVIDORES, EXCETO PARA OS PROFESSORES.

Recebemos informações de que o Prefeito enviará projeto de lei para Câmara Municipal garantindo reajuste para os servidores públicos do município que recebem como base do salário mínimo.


O reajuste será em torno de 9% para todas as categorias com exceção dos professores que mais uma vez ficarão sem reajuste salarial. 

Os professores estão no quarto ano consecutivo sem receber reajustes. A última melhoria salarial aconteceu em dezembro 2011 com a implantação do PCCRM – Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério.

Mesmo com o governo federal concedendo reajustes anuais ao piso salarial da categoria e transferindo tais percentuais para o município, o Prefeito e o último Secretário de Educação Deza Soares, tio do Prefeito, não repassaram para os professores tais melhorias.


Dessa forma, os Profissionais do Magistério acumularam nesses 3 anos um prejuízo salarial em torno de 51,5% de acordo com os reajustes dados pelo governo federal. Isto é, somados os quatro últimos reajustes (22,2%, 8%, 8,3%, 13%).

Outro ponto a ser questionado é a desvalorização do salário sofrida devido a inflação. A inflação acumulada nos últimos três anos foi de 17,7%, a meta para esse ano é de 4,5%. Porém, sempre ultrapassa a meta e ficará acima dos 5%. Assim, a perca de valor real do salário aumenta pra entorno de 22,7% nesse ano.

Deixamos aqui apelo ao novo Secretário de Educação, ao Prefeito para que cumpram com o que prometeram. Melhoria da remuneração salarial, aprimoramento e acompanhamento da qualificação dos professores era a 6ª proposta do “plano de governo” de Delvamberto40. No entanto, esse plano foi deixado no esquecimento e na sua maioria absoluta deixado de respeitar ou cumprir com o prometido. Lembro me bem que no final do plano havia uma frase sensacionalista e apelativa em caixa alta:

ESTA REALIDADE SÓ DEPENDE DE VOCÊ! FAÇA A DIFERENÇA! ACREDITE, VOTE 40.


O povo na sua maioria acreditou. E no que deu???