quarta-feira, 23 de julho de 2014

EUNÍCIO LIDERA PESQUISA PARA GOVERNO E TASSO PARA O SENADO


O senador Eunício Oliveira (PMDB) aparece em primeiro lugar, com 44%, na pesquisa do Ibope de intenção de votos para o cargo de governador do Ceará. Camilo Santana (PT) aparece em segundo, com 14%, seguido por Eliane Novais (PSB), com 6%, e Ailton Lopes (PSOL), com 3%.  A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Os dados do Ibope revelam ainda que 15% dos entrevistados votariam branco ou nulo e 18% ainda não decidiram quem eleger no pleito de outubro. A pesquisa também ouviu os eleitores sobre a rejeição dos candidatos. 24% afirmam que não votariam em Camilo Santana, 23% no Ailton Lopes, 22% em Eliane Novais e14% no Eunício Oliveira. 16% das pessoas ouvidas pelo Ibope dizem que podem votar em qualquer candidato e 31% não sabem ou não opinaram. 
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 20 de julho e ouviu 1.204 pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança chega a 95%.
Primeira pesquisa já apontava Eunício na liderança
Na primeira pesquisa realizada pelo Diário do Nordeste, quando os nomes dos candidatos ainda não eram oficiais, Eunício Oliveira já liderava a disputa. O senador venceria as eleições nos cinco cenários simulados pelo Ibope
Na ocasião, o Ibope apresentou ao eleitor a relação dos prováveis candidatos e um dos cenários simulados aparecia o nome de Camilo Santana. A pesquisa, publicada no dia 5 de maio, revelou que Eunício tinha 43% das intenções de voto, contra 6% de Camilo e 3% de Ailton.

Tasso lidera disputa ao Senado 
A pesquisa do Ibope também ouviu os eleitores sobre a intenção de voto ao Senado Federal.Tasso Jereissati (PSDB) aparece na liderança da pesquisa, com 58%, seguido por Mauro Filho (PROS), com 14%, Raquel Dias (PSTU), com 5% e Geovana Cartaxo (PSB), com 2%. 

O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) lidera a corrida rumo ao Senado na primeira pesquisa Ibope após as convenções partidárias, divulgada na noite desta terça-feira (22) pela TV Verdes Mares.
Tasso aparece com 58% das intenções de voto, contra 14% de Mauro Filho (Pros), 5% de Raquel Dias (PSTU) e 2% da candidataGeovana Cartaxo (PSB).
Eunício disse ao jornal O POVO que recebe o resultado com humildade e gratidão ao povo cearense. “Ninguém espere de mim o ‘já ganhou’, o salto alto, a mudança de comportamento, a não ser para cada vez mais ouvir as pessoas, dialogar com elas, e sonharmos juntos com um Ceará mais seguro, com mais educação, com saúde melhor”.

Camilo Santana, que se reuniu ontem com o prefeito Roberto Cláudio (Pros) e vereadores aliados, afirmou que a pesquisa é um “retrato do momento” “agora é a hora de botar campanha na rua”.

Presente à reunião, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (Pros) lembrou que começou a campanha de 2012 com apenas 2% nas pesquisas. Além disso, acrescentou, Eunício “já está fazendo campanha há um ano”.

Eliane Novais comemorou seu desempenho e lembrou que, em 2004, Luizianne Lins (PT) iniciou a campanha para a Prefeitura de Fortaleza com 3% de intenção de voto nas pesquisas e acabou vitoriosa.

“Eu não era candidata ao governo há até pouco tempo. Nunca tinha sido avaliada em pesquisa (para o governo). Acho que já há um grande reconhecimento do nosso trabalho. Vou chegar ao segundo turno”, declarou a deputada.

O jornal POVO não conseguiu falar com Ailton Lopes. As chamadas para o telefone do candidato do Psol não foram atendidas até o fechamento desta edição.

Quinze por cento dos entrevistados declararam voto branco ou nulo para o governo, enquanto 18% disseram não saber quem vão escolher.

O Ibope também perguntou aos eleitores em qual dos quatro candidatos ao governo eles não votariam de jeito nenhum. Camilo tem a maior rejeição: 24%. Ailton é o segundo nesse quesito, com 23%. Eliane é rejeitada por 22%. Eunício, por 14%.

Com informações: Diário do Nordeste e Blog de Altaneira