terça-feira, 10 de junho de 2014

LUTO: APÓS MAIS DE 13 ANOS DE HISTÓRIA, PELA PRIMEIRA VEZ, FURDUNÇO NÃO ABRILHANTARÁ FESTIVAL JUNINO DE ALTANERA

Após mais de 13 anos de sua criação, pela primeira vez o Arraiá do Furdunço não se apresentará no Festival Junino de Altaneira e do Ceará.

De início ouvimos comentários de que não haveria Festival Junino esse ano em Altaneira. No entanto, faltando menos de um mês para o mês de junho decidiram realizar. O evento que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de junho, será patrocinado e realizado pelo município de Altaneira com o apoio do Governo do Estado do Ceará. Será gasto R$ 64.800,00 através de certame licitatório na modalidade Convite Nº. 2014.05.16.1 e 2014.05.16.2 em que obteve como ganhadora a Empresa Israel Saraiva de Andrade ME.


O Grupo Arraiá do Furdunço era um grupo cultural criado a mais de 10 anos, com suas apresentações e com seu jeito inovador de dançar São João adquiriu admiradores por todo estado do Ceará por onde passava.  Alguns até arriscam a citar que após a criação do grupo nossa Altaneira passou a ser muito mais conhecida, no início diziam: “O Furdunço de Altaneira”, após as várias premiações, inclusive chegando em 2009 a ser a “CAMPEÃ DO CEARÁ JUNINO”, a MELHOR DO CEARÁ, passou a ser “Altaneira do Furdunço”.

Desde 2001 que a Prefeitura Municipal De Altaneira passou a investir no grupo. Com patrocínio das roupas, coreógrafo, animador e transporte. A cada ano o Furdunço se tornara mais forte, reconhecido e sempre encarado como um grande competidor. Nos festivais Juninos de Altaneira se tornou a atração mais esperada, onde pais, amigos e admiradores dos dançantes do grupo se espremiam para assistir sua apresentação.

Nos últimos dois anos os “Furdunceiros” têm enfrentado enormes dificuldades para manter o grupo vivo e conseguir representar nossa cultura Ceará a fora. Somos conhecedores da dificuldade de se fazer cultura sem os devidos incentivos financeiros ou patrocínios. Em 2011 o grupo contou com apoio dos Prefeitos das cidades vizinhas, Nova Olinda, Assaré e Santana do Cariri, sendo que os nossos gestores municipais se recusaram a apoiar nosso grupo cultural que já nos trouxe tantas alegrias. Mesmo com tamanhos desafios, os dançantes e organizadores conseguiram várias conquistas e nossa Altaneira continuou sendo bem representada.

Em 2012 o Prefeito Municipal decidiu apoiar o grupo, pelo nosso ponto de vista, um apoio tímido e feito como se de obrigação. Infelizmente, mesmo contando com apoio de muitos, com a força de vontade de nossa juventude, não conseguimos muito resultados positivos.

O Arraiá do Furdunço desde 2009 se tornou um dos motivos de muito orgulho para todos nós altaneirenses. Pois neste ano, foi eleita a MELHOR do Ceará e a segunda do Brasil, conseguiu tal feito se apresentando no FESTIVAL ESTADUAL em Fortaleza – CE, no Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar. Tendo ainda, conquistado diversos Festivais Ceará a fora.

Em 2009 e 2010, os jovens integrantes do Grupo Furdunço recebiam incentivo financeiro no valor de R$ 70,00, além de transporte, alimentação e hospedagem, tudo ofertado pelo Governo Municipal. 

Hoje as pessoas não acreditam que o nosso Furdunço acabou. Recebemos diversas ligações e mensagens de amigos Ceará a fora que passaram, assim como nós, a admirar e apoiar nossa força e representação maior. Todos ficam surpresos, inclusive os grupos rivais como o do Patativa do Assaré. Todos que, de fato, admiram e incentivam a cultura sentem essa grande ausência e lamentam tamanho descaso dos nossos atuais gestores.

Sensibilizamo-nos com todos que já participaram, se preocupam ou ainda querem ver nosso Furdunço a todo vapor, angariando novas conquistas e dando aula de como fazer festa junina. Aproveitamos para mais uma vez, incansavelmente, LAMENTAR. O Furdunço é com certeza uma opção importante e ótima ação para ajudar nossa juventude que desesperadamente busca mais sentido à vida e construção solida de um futuro.


Acabaram com o Furdunço, mas teremos muita “quadrilha” reinando em Altaneira. RESTA NOS ENLUTARMOS POR ESSE TRISTE FIM.

Fotos de quando o furdunço reinava: