terça-feira, 13 de maio de 2014

DESTACAMENTO POLICIAL DE ALTANEIRA PERDE VIATURA DO PROGRAMA PRÓ-CIDADANIA

Viatura do Pró-Cidadania de Altaneira. Foto: Blogdealtaneira.

O coordenador do Pro-Cidadania - Programa de Proteção à Cidadania do Ceará e dos CCDSs - Conselhos Comunitários de Defesa Social do Estado recolheu a VIATURA do Programa que ainda estava a disposição do Destacamento da Polícia Militar de Altaneira mesmo o Programa tendo sido extinto desde 2011.

O Programa de Proteção à Cidadania – PRÓ-CIDADANIA é uma estratégia organizacional que viabiliza uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios cearenses que possuam população inferior a cinquenta mil habitantes. Com o objetivo de desenvolver ações de prevenção à violência, à criminalidade e a danos a pessoas e ao patrimônio público, o PRÓ-CIDADANIA possibilita a seleção, capacitação, contratação e pagamento de agentes de cidadania para atuarem de forma cooperativa com as autoridades estaduais e municipais.
De acordo com a lei estadual sancionada em 2009, para cada agente da cidadania contratado pelas prefeituras, com remuneração de um salário mínimo, o Estado entra com contrapartida de outro agente. Na prática, o trabalho exercido por aquele profissional é semelhante ao do guarda municipal, inclusive proibindo o uso de armas de fogo ou com descarga elétrica.
O programa é custeado por meio de convênios entre o Governo do Estado e as prefeituras. Conforme a SSPDS, em 2009 e 2010, foram firmados 101 convênios para implantação do Pró-Cidadania. Desses 101 assinados, apenas 92 municípios implantaram o programa à época, com previsão de contratação de 1.846 agentes de cidadania.
Em Altaneira, o Programa foi extinto em 2011 no mandato complementar do Ex-Prefeito Raimundim. Após assumir, o atual gestor municipal, Delvamberto Soares, manteve a decisão do seu antecessor e também não renovou o convênio com a SSPDS do Ceará.

A viatura era o único meio de transporte da Polícia Militar em Altaneira para realizarem suas rondas pelas ruas da cidade e atenderem aos chamados e denúncias dos populares.  
 
Agentes do Pró-Cidadania em ação em Altaneira - CE.
A população já vinha preocupada com a situação em que se encontra a segurança pública em nossa cidade, mesmo com a viatura e o trabalho dos policiais que pertencem ao destacamento militar de Altaneira. Agora com a perda dessa viatura, nossa gente fica ainda mais assustada e temerosa com a nossa segurança.

Procuramos a Delegacia de Polícia e fomos informados que o Comandante do Destacamento já solicitou apoio ao Poder Executivo, no sentido de ser providenciado um veículo para que os mesmos possam dar continuidade aos trabalhos na defesa e proteção da nossa comunidade. Até o momento ainda não receberam resposta.


Acreditamos que o atual Prefeito tenha preocupação e temor sobre a insegurança que estamos vivenciando. Mesmo não morando na cidade, o mesmo deve se dedicar no apoio aos Policiais Militares que estão à frente do Destacamento de nossa cidade. Tendo em vista que o Prefeito é responsável direto pelo recolhimento da Viatura, pois o mesmo não se empenhou em renovar o convênio com a SSPDS do Estado do Ceará. Assim o mesmo tem a obrigação e dever de tentar corrigir esse ERRO e garantir segurança a nossa gente.