quarta-feira, 2 de abril de 2014

AÇOUGUEIROS DE ALTANEIRA ESTÃO IMPEDIDOS DE ABATER ANIMAIS

Com o fechamento do único MATADOURO PÚBLICO de Altaneira desde 07 de novembro de 2013. Nossos açougueiros tiveram que recorrer ao município de Nova Olinda para abater os animais e depois de quatro dias receberem. Pagavam R$ 50,00 de frete e mais R$ 50,00 para abater cada animal.

Porém, desde o dia de ontem, 01/04, que os nossos comerciantes de carne, foram proibidos de abaterem seus animais no Matadouro Público de Nova Olinda  pelo Prefeito Municipal.

O Secretário de Agricultura de Nova Olinda informou ao Vereador Genival Ponciano que já havia marcado mais de 5 reuniões com o Prefeito de Altaneira, afim de discutirem uma parceria através de um consórcio entre os dois Entes e que o município de Altaneira pudesse colaborar com ajuda financeira para ser investida na manutenção do Matadouro. No entanto, o Prefeito de Altaneira, Delvamberto Soares, não compareceu em nenhuma delas.

Matadouro Público de Altaneira, fechado desde novembro de 2013.
O Secretário informou ainda que entrou em contato por telefone com o Prefeito de Altaneira e ficou decepcionado e envergonhado pela forma que o mesmo tratou o assunto: “Não tenho interesse algum em contribuir com Nova Olinda e podem proibir os açougueiros de abater animais ai”. Afirmou o Prefeito por telefone, segundo o Secretário.
 
Matadouro Público de Altaneira, fechado desde novembro de 2013.
O Vereador Genival denunciou na Sessão de ontem na Câmara Municipal esse descaso da administração com essa categoria e que vem afetar a saúde pública do nosso município, pois sem ter onde abater corremos o risco de votarmos a consumir as denominadas “carnes de moita”;

O Vereador Genival cobrou empenho e maior ação do Prefeito de Altaneira, como também pediu que o mesmo fosse mais humilde e comprometido com as dificuldades de nossa gente.

Na sede do município de Altaneira existem apenas 6 açougueiros que abatiam e comercializavam carne. Não sabemos como irão proceder após essa proibição e falta de bom senso do Prefeito Municipal de Altaneira. 

Os boatos que correm pela cidade são de que o Prefeito anda falando que não vive de abater animais e que não tem açougue, quem tiver que se preocupe.

Esquece o Prefeito, mais uma vez, de que é de sua inteira responsabilidade toda essa situação. O mesmo deve buscar meios de solucionar mais esse problema, agravado ainda mais pela sua postura de arrogância e falta de entendimento de que a melhor saída seria firmar convênio com o município de Nova Olinda, contribuindo mensalmente para que nossos açougueiros pudessem continuar utilizando o Matadouro Público daquela cidade.


Ficamos no aguardo de que o Prefeito Municipal compreenda seu papel e para que de fato foi eleito. Busque o convênio com Nova Olinda ou recursos para construir um novo Matadouro para Altaneira. Se nos conformarmos com a situação que esta se instalando em nossa cidade, vendo Matadouro sendo fechado, Arraiá do Furdunço esquecido, Atletas sem incentivos, etc. Corremos um sério risco de se voltarmos a ser distrito de algumas das cidades vizinhas.