quinta-feira, 20 de março de 2014

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE ALTANEIRA TENTA DIMINUIR MOVIMENTO GREVISTA

Vereador / Secretário de Educação na Altaneira FM. Foto: João Alves.

O Vereador / Secretário de Educação, Deza Soares, tio do Prefeito, concedeu entrevista ao informativo Noticias em Destaque da Rádio Altaneira FM, hoje por volta de meio dia e meia. O Secretário tentou responder algumas perguntas dos apresentadores do Programa sobre a Greve Nacional em discussões longos e repetitivos.

O mesmo criticou com veemência o SINSEMA, acusando a entidade de irresponsável por ter apoiado um movimento, que o mesmo julgou ilegal, por não ter havido adesão da maioria dos professores do município  Por não ter feito uma Assembleia Geral com a categoria e por permitir que políticos com mandato tentassem tirar proveito eleitoreiro nas manifestações. Reiteramos que não haveria necessidade de consulta ou votação para decisão de adesão. Apenas aderimos a greve nacional, quem não foi favorável, não paralisou.

O Secretário citou, repetitivamente, que fez proposta de paralisar um dia e que não foi aceito pela representação da EEM Santa Tereza. Completou agradecendo aos professores que entenderam suas justificativas e resolveram não paralisar, sabendo das dificuldades de recuperar os dias letivos.

Existe uma contradição e falta de verdade absurda nas colocações do Vereador / Secretário. Se o mesmo acredita que a movimentação era política partidária, porque propôs paralisar por um dia? Iria participar de movimento partidário, contrário ao seu grupo? Teríamos o apoio de seis dos nove Vereadores? Da ARCA? Da AUNA? Do próprio SINSEMA?

Se entendia salutar e importante as manifestações, porque não participou e/ou pelo menos paralisou um dia como havia proposto?

Ouvir as colocações do Vereador / Secretário deixa irreconhecíveis as solicitações, reivindicações e denúncias que o mesmo faziam quando não era “defensor do poder”. Porém, todo ocorrido já era de se esperar. Pois, na primeira oportunidade que o mesmo teve como gestor da Câmara de Vereadores de Altaneira, se tornou como o Presidente que mais gastou os recursos em despesas com diárias. Só em seu nome foram mais de R$ 11.000,00. Esperávamos que ao assumir a Secretaria de Educação, ele não seria contrário a movimentos de reivindicações de direito e que se não apoiasse não procuraria BOICOTAR como fez.

Um Secretário que envia lista para os professores assinarem se eram favoráveis ou contrários a paralisação. Que vai na sede do Sindicato, minutos antes, de se iniciar uma manifestação, para anunciar que irá descontar dos professores que estão apoiando a paralisação. Deixa claro que utilizou de todos os artifícios para tentar aniquilar o movimento.

Quem acompanhou e participou das movimentações e das atividades realizadas, percebeu que não fizemos nenhum direcionamento político partidário e sempre deixamos claro que nossa luta é em defesa da educação. E que muito antes de ser Vereador, de ter um partido, grupo politico, sou PROFESSOR, e é meu dever e obrigação de defender essa classe. Assim, como tenho certeza de que todos os colegas professores de Altaneira, do Ceará e do Brasil sabem do nosso sofrimento em sala de aula e das nossas angústias pelas inúmeras dificuldades que enfrentamos, principalmente, por falta de mais investimentos.

Mais uma vez, é LAMENTÁVEL a posição e as explicações infundadas do atual Secretário. Não apoiar, tentar BOICOTAR a paralisação e depois querer desvirtuar e diminuir os grevistas que tiveram a coragem de ir as ruas, querendo relacionar com questões partidárias, é um absurdo e inadmissível.