sábado, 28 de dezembro de 2013

COMO FISCALIZAR OS PROGRAMAS SOCIAIS NO BRASIL

O governo federal disponibilizará, em janeiro, um portal que vai permitir à população monitorar os programas sociais. Segundo a chefa da Casa Civil, ministra Gleisi Hoffmann, dos cerca de 40 programas monitorados atualmente, com mapas referenciados, três estarão no portal a partir do próximo mês: Mais Médicos, Minha Casa, Minha Vida e Desastres Naturais.
– Queremos esses programas disponíveis agora em janeiro porque é importante a população nos ajudar a fiscalizar e acompanhar os programas, disse Gleisi nesta sexta-feira (27/12).
A ministra ressaltou que muitos dados estão no Portal da Transparência e no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), mas nem sempre de uma forma gerencial, que permita à população ajudar na fiscalização.
O sistema disponibilizado traz um mapa do país com pontos marcados em cada município onde os programas são executados e dá uma visão geral na qual o cidadão poderá selecionar um local para mais detalhamento.
Aproveitamos a iniciativa do governo federal, que é de grande valia, para COBRAR do nosso governador do Ceará Cid Gomes e também do prefeito Delvamberto para que possam fazer o mesmo com os Programas Sociais existentes no Ceará e em Altaneira – CE.
Em Altaneira existe criação de três Programas Sociais: Cartão Mãe, Bolsa Universitária e Bebê Saudável. Todos criados em 2011, mas deixaram de ser efetivados em setembro de 2012. Existem promessas para serem retornados em 2014 e desde já solicitamos inteira transparência do governo municipal para eu todos os cidadãos tenham acesso a todas as informações de tais Programas.
Com informações: Agência Brasil e site Ceará Agora.