terça-feira, 3 de setembro de 2013

NOVAS MUDANÇAS PARA FESTA DE SANTA TEREZA

Secretária de Cultura e Padre Alberto.
Aconteceu hoje, por volta das 19h, na Igreja matriz, a 4ª reunião para tratar sobre o planejamento da tradicional Festa de Santa Tereza que acontecerá em outubro próximo.
Já havíamos noticiado aqui neste blog várias mudanças nas festividades desse ano. E na reunião de hoje, 03/09, foram apresentadas novas mudanças, enquanto outras continuam.
Na espera da Secretária e de Palito.
Sobre a parte religiosa, o Pároco Padre Alberto, anunciou algumas novidades, tais como:
·        Os novenários acontecerão no patamar da Igreja em palco montado para este fim;
·        Haverá a tradicional Seresta no dia 11/10, com João Dino no Clube do Parque de Vaquejada;
·        Haverá a Missa do vaqueiro no dia 12/10, às 8h, com participação dos vaqueiros dos 5 municípios vizinhos;
·        Não haverá mais o BINGÃO por questões legais e voltará o tradicional LEILÂO;
·        Acontecerão desfiles das Rainhas de cada comunidade;
·        Após a procissão acontecerá partilha de 10 bolos em comemoração ao aniversário de 10 anos da Paróquia de Santa Tereza.
Por fim a Secretária de Cultura, que também representava o Prefeito, pois o mesmo não compareceu, anunciou novas mudanças com relação as apresentadas anteriormente.
Vejamos as novas apresentadas:
1 – Não acontecerá mais o PRÉ-PAU. Irá acontecer o Pau da Bandeira como acontece todos os anos. Só com mais um detalhe, será proibido paredões de som e terá só um trio elétrico tocando musicas da Igreja; as pessoas se concentrarão na saída da cidade e todos devem fazer o percurso de ida e volta a pé;
2 – Acontecerão, segundo a secretária, as NOVE noites de festas com boas atrações;
3 – Não acontecerá mais a cobrança do kg de alimentos para entrada no clube;
4 – O palco será montado fora do clube do Parque e as atrações se apresentarão fora do clube, com exceção da Seresta;
5 – Haverá três tardes bregas para os nossos conterrâneos visitantes;
6 – Teremos duas noites com os Artistas da Terra; a única atração definida. Na noite do dia 07/10, Artistas da terra MIRIM e no dia seguinte os Artistas da Terra Adultos;
7 – A programação oficial, com as demais atrações, só será anunciada após o dia 14/09, após todo processo licitatório;
8 – As barracas serão de prioridades das pessoas de Altaneira, em especial para os Comerciantes do centro da cidade que trabalham no entorno do Calçadão; os interessados devem procurar na Secretaria de Cultura pela manhã e pagar na Prefeitura, R$ 300,00 para as barracas de alvenaria e R$ 150,00 para as padronizadas de madeira.
Antes que esqueça, a festa não acontecerá mais no Calçadão como acontecia desde 1992 de iniciativa do Ex-Prefeito Mago, e sim no Parque de Vaquejada;
Por fim o Padre Alberto comunicou que não tem nada a ver com a programação social a festa, muito menos com a mudança do local da festa, nem opina sobre qual banda deve vim, tudo isso é de responsabilidade da prefeitura.
A secretária Ana, solicitou o apoio de todos para que se possa realizar uma boa festa. Argumentou que estão realizando várias reuniões na tentativa de conseguir fazer o melhor. E que nos demais município as outras secretarias dão um grande apoio, ficando cada secretaria responsável por organizar uma noite da festa, o que não esta acontecendo aqui. Assim a Cultura fica sobrecarregada.
Fica claro pra todos nós que nossas criticas e reivindicações já surtiram efeitos. Basta comparar as mudanças com relação às apresentadas na reunião passada postadas aqui nesse blog.
Iremos continuar cobrando e solicitando melhorias para que tenhamos, de fato, uma festa feita pelo povo para o povo.