domingo, 14 de abril de 2013

ATLETAS ALTANEIRENSES NÃO PARTICIPAM DE JOGOS ABERTOS DO INTERIOR

Um dos times montados por Humberto.

Realizado na cidade de Santana do Cariri com a presença de vários participantes de diversas cidades da Região Sul/Cariri, os jogos abertos são considerados a maior competição esportiva do Ceará.  A Solenidade de Abertura se deu no dia (12/04)  às 18 horas no Ginásio Pedro Onofre, e foi encerrado neste domingo (14).

Os jogos deveriam envolver cerca de 1.089 atletas de 22 municípios cearenses. Altaneira, Araripe, Assaré, Baixio, Barbalha, Brejo Santo, Crato, Farias Brito, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Nova Olinda, Orós, Salitre, Santana do Cariri, Várzea Alegre. No entanto, o município de Altaneira não enviou nenhuma equipe para disputa nas inúmeras modalidades.

As modalidades em foram: basquete, handebol, futsal, voleibol, e futebol de campo. A próxima parada dos Jogos Abertos será em Quixadá, município onde acontecerão de 26 a 28 de abril as disputas da Região Centro/Inhamuns.

Os Jogos Abertos do Interior foram criados pela Secretaria do Esporte do Estado e tem por finalidade promover e intercâmbio esportivo entre os municípios participantes. A competição visa proporcionar boas relações entre atletas, ex-atletas e técnicos e apontar o surgimento de novos valores no cenário esportivo cearense nas modalidades: voleibol, basquete, handebol, futsal e futebol. 

Os desportistas altaneirenses criticaram a falta de incentivo e cobram urgentemente a reativação do Departamento de Esporte do nosso município, como também a nomeação de um Secretário para pasta vaga. Em 2011 participamos de tal competição em Várzea Alegre com um time de futebol e outro de vôlei.

Vale registrar que a situação em que vive o esporte e a cultura altaneirense é de total abandono. A Secretária de Cultura esta há quase quatro meses sem Secretário e o Departamento de Esporte também se encontra sem responsável. UM ABSURDO!!!

Acompanhamos diariamente a tentativa do Ex-diretor de esportes, o esforçado Humberto Batista, tentando como Presidente da AEA, Associação Esportiva Altaneirense, manter “vivo” o esporte pelo menos com o futebol de campo. Porém, o mesmo encontra muitas dificuldades, pois sem o apoio do município fica difícil de realizar eventos esportivos com maior abrangência e frequência. Se não fosse a iniciativa de Humberto e outros populares que realizam torneios, quadrangulares, não haveria nem se quer as famosas “peladas” de finais de semana em Altaneira.
 
Reunião na AEA, Presidente Humberto.
Registramos ainda que na Audiência Pública sobre o Consumo e Venda de Entorpecentes em Altaneira, realizada nesse dia 09, pela Comissão Permanente da Câmara de Vereadores de Altaneira, a prática de Esportes foi defendida por vários dos presentes. A prática de esportes como meio de mudança social. Mesmo assim o atual prefeito de Altaneira, mesmo sendo um ex-atleta e amante do esporte ainda hoje, vem demonstrando total falta de compromisso com esse meio importantíssimo para transformação social.

Estamos em uma cidade sem Secretario de Cultura e sem Diretor para o Departamento de Esportes. E a Cultura e o Esporte sendo caído no desprezo do gestor municipal. Até onde isso vai???



Com créditos do Blog de Altaneira.