sábado, 16 de março de 2013

FURDUNÇO: JUVENTUDE DE ALTANEIRA COBRA INICIATIVA

Furdunço em Apresentação

Todos os altaneirenses, munícipes vizinho, cearenses e apaixonados pelos festivais juninos conhecem o nosso maior orgulho em cultura, o tão elogiado e premiado “ARRAIÁ DO FURDUNÇO”.

O Arraiá do Furdunço é um grupo cultural criado a mais de 10 anos, com suas apresentações e com seu jeito inovador de dançar São João adquiriu admiradores por todo estado do Ceará por onde passava.  Alguns até arriscam a citar que após a criação do grupo nossa Altaneira passou a ser muito mais conhecida, no inicio diziam: “O Furdunço de Altaneira”, após as várias premiações, inclusive chegando em 2009 a ser a “CAMPEÃ DO CEARÁ JUNINO”, a MELHOR DO CEARÁ, passou a ser “Altaneira do Furdunço”.

Desde 2001 que a Prefeitura Municipal De Altaneira passou a investir no grupo. Com patrocínio das roupas, coreógrafo, animador e transporte. A cada ano o Furdunço se tornara mais forte, reconhecido e sempre encarado como um grande competidor. Nos festivais Juninos de Altaneira se tornou a atração mais esperada, onde pais, amigos e admiradores dos dançantes do grupo se espremem para assistir sua apresentação.

Nos últimos dois anos os “Furdunceiros” têm enfrentado enormes dificuldades para manter o grupo vivo e conseguir representar nossa cultura Ceará a fora. Somos conhecedores da dificuldade de se fazer cultura sem os devidos incentivos financeiros ou patrocínios. Em 2011 o grupo contou com apoio dos Prefeitos das cidades vizinhas, Nova Olinda, Assaré e Santana do Cariri, sendo que os nossos gestores municipais se recusaram a apoiar nosso grupo cultural que já nos trouxe tantas alegrias. Mesmo com tamanhos desafios, os dançantes e organizadores conseguiram várias conquistas e nossa Altaneira continuou sendo bem representada.

Em 2012 o Prefeito Municipal decidiu apoiar o grupo, pelo nosso ponto de vista, um apoio tímido e feito como se de obrigação. Infelizmente, mesmo contando com apoio de muitos, com a força de vontade de nossa juventude, não conseguimos muito resultados positivos.

Hoje a nossa juventude já começa a cobrar como será esse ano. Em vários municípios as “quadrilhas juninas” já começaram seus ensaios. Muitos ficam surpresos quando informamos que o Furdunço ainda não começou suas atividades esse ano.

Em meio a tantos debates nas redes sociais e na cidade a respeito de incentivo ou programas sociais pra nossa juventude, na busca de lhes garantir um caminho saudável e seguro nessa fase da vida. Tristemente nossa cidade se encontra desde meados de janeiro sem sequer ter um SECRETÁRIO DE CULTURA E ESPORTE. Como garantir cultura e esporte a uma comunidade se não há sequer um representante ou liderança para isso?

Sensibilizamo-nos com todos que já participaram, se preocupam ou ainda querem ver nosso Furdunço a todo vapor, angariando novas conquistas e dando aula de como fazer festa junina. Aproveitamos para mais uma vez, incansavelmente, COBRAR dos nossos gestores públicos providencias a respeito. Nossa juventude precisa sempre de muitos cuidados e apoio. O Furdunço é com certeza uma opção importante e ótima ação para ajudar nossa juventude que desesperadamente busca mais sentido a vida e construção solida de um futuro.

Mais fotos:
Equipe Campeã

Comunidade altaneirense assistindo apresentação do Furdunço

Campeã Cearense

um ótimo tema

Dançantes do grupo em Fortaleza comemorando as vitorias.

troféus conquistados em várias apresentações.

encenando o casamento matuto.


Ensaios 
apresentação

olha o passarinho

mais apresentação

prontas para arrasar

mais apresentação

empolgados

homenagem ao nosso Ceará