sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Universitários buscam melhorias em transporte

Reunião com os Universitários. Foto: Ver. Prof. Adeilton.
              O transporte dos universitários altaneirenses sempre foram motivos de inúmeros debates na Câmara Municipal de Altaneira, em campanhas eleitorais e como também em varias rodas de conversas na comunidade.

Durante o ano de 2009 em reunião, com o gestor a época, os universitários conseguiram o micro-ônibus “azul”, para ficar a disposição dos mesmos. Mesmo assim continuamos junto a Câmara na defesa de transporte gratuito. Em 2011 foi cedido ônibus para transportar gratuitamente todos os universitários, mesmo com inúmeros problemas, mais podia se propagar que tal serviço estava sendo ofertado. Na reformulação da Lei Orgânica do município o Ver. Devaldo Nogueira propôs alteração no Art. 189 da referida lei, tornando o município de Altaneira obrigado a assegurar ou custear transporte gratuito aos universitários regularmente matriculados em instituições de nível superior localizadas na Região Metropolitana do Cariri.

Nesse ultimo dia 21 de fevereiro os mesmos solicitaram reunião com o Secretário de Educação, Deza Soares, para debaterem a respeito de problemas relacionados à situação dos transportes cedidos pelo município. De inicio o Secretário citou, mais uma vez, a dificuldade financeira em que o município atravessa, relatou que seu compromisso e prioridade são com a educação básica, pois entre os estudantes da rede básica de Altaneira e os universitários a prioridade é dos estudantes do município. E se a qualquer momento não houver mais condição de transportar os universitários, irá cumprir a lei federal e estadual que garante transporte aos estudantes da rede pública. O secretário classificou os transportes como problemáticos e se demonstrou sensibilizado com a dificuldade em manter tal beneficio aos universitários altaneirenses. Houve de nossa parte e de outros a cobrança da organização dos universitários reativando a AUNA e construindo uma unidade com mais força e melhores formas de cobrarem seus direitos.

Hoje o município de Altaneira conta com mais de 90 universitários que cursam o ensino superior em diversas instituições na Região Metropolitana do Cariri. A cada ano o número de universitário vem aumentando consideravelmente, o que tem se tornado um motivo de enorme preocupação para os gestores do município.

Por fim foi anunciado pelos gestores, que irão continuar com um ônibus à noite e outro pela manhã. O fato preocupante é na quebra ou algum problema com os mesmos, os universitários deverão tomar as providências cabíveis para sanar tal situação até que o mesmo volte às condições de uso novamente. Outro ponto de muito debate foi a retirado dos cursando de cursos técnicos, cursinhos e universitários que não residem no município.

Ficou claro, pelas explanações do Secretário, a dificuldade em manter e ainda a desconfiança de que em qualquer momento tais serviços poderão ser negados. Ficamos meios confusos com tal situação. No mesmo espaço em que o nobre Secretário, enquanto Vereador vivia a cobrar tal beneficio, proferindo acusações de que os secretários de educação de Altaneira eram irresponsáveis por não garantir tal transporte gratuito, hoje o mesmo se encontra com tamanha dificuldade em manter tal conquista e ainda anuncia meio desfaçado, de que tal prestação pode ser retirado a qualquer momento. É fácil visualizar que defender a implantação de benefícios é fundamental, mais importante é planejar e lutar pela manutenção dos mesmos.

Solicitamos aos universitários, urgentemente, a reorganização da AUNA, promoções de eventos e arrecadação de mensalidades para se construir recursos com o intuito de garantir, até certo ponto, uma maior segurança, força para negociar e lutar pela categoria.

Mais fotos: